segunda-feira, novembro 10, 2008

Intervenções Artísticas no Mealheiro Tradicional: " O Porquinho"







5 Dezembro 2008 a 25 Janeiro 2009

O segundo desafio da Galeria dos Prazeres a vários artistas madeirenses, tem como objecto de intervenção, um mealheiro, tradicionalmente conhecido pelo “porquinho”, daí resultando numa intervenção artística diferenciada.

Os dezassete mealheiros foram criados no atelier da escultura Patrícia Sumares, sendo também a pessoa responsável por este novo projecto cultural inserido na freguesia dos Prazeres. O processo criativo para a execução dos mesmos, desenvolveu-se a partir de uma peça original que deu origem aos múltiplos mealheiros, através da técnica do molde, utilizada frequentemente na área da cerâmica.

A partir de um denominador comum (porquinho), como já tinha acontecido anteriormente com a exposição das caixinhas aromáticas, a Galeria dos Prazeres tem como objectivo desafiar os intervenientes e reunir uma enorme multiplicidade de linguagens plásticas, sendo o grupo de artistas pessoas de formação variada nas áreas das artes plásticas e do design.

Noutro contexto o porco está associado às nossas tradições culturais de raíz popular, quer quando se fala da matança do porco que acontece nesta época festiva, quer quando se quebra o mealheiro, fiel depositário das poupanças de um ano inteiro. Associar estas componentes a um espaço contíguo à Quinta Pedagógica dos Prazeres, é acrescentar outras ligações, à natureza, ao meio envolvente, e acima te tudo reunir num objecto banal, uma infinidade de visões e fruições dependendo de quem visita a exposição, quer sejam os residentes na freguesia, quer sejam os de fora.



Sem comentários: