domingo, abril 05, 2009

O novo espaço da "Galeria dos Prazeres"


O novo espaço de exposições da Galeria dos Prazeres é uma pequena casa tradicional madeirense que há bem pouco tempo se encontrava em ruínas e que foi, sabiamente, adquirida pela Igreja Paroquial dos Prazeres e recuperada com o objectivo de manter a sua arquitectura tradicional e também dar resposta à recente realidade de oferecer um programa cultural essencialmente na área das Artes Plásticas.

Para a concretização deste projecto contámos com vários apoios, destacando-se, desde logo, a disponibilidade da casa pelo Sr. Padre Rui Sousa, de forma a que o Arquitecto Paulo Vieira pudesse, e bem Projectar este espaço para as suas futuras funções. Esta obra, que está a cargo do empreiteiro Sr. Firmino. Outros apoios e, não menos importantes, para a concretização deste nosso projecto, foram assumidos pela Câmara Municipal da Calheta, quer através do seu Presidente Manuel Baeta, quer do Vice-Presidente, Carlos Teles, bem como de muitas outras pessoas amigas, que directamente ou indirectamente têm vindo a contribuir para o sucesso deste projecto designado por “Galeria dos Prazeres”.

Quem visita a nossa ilha da Madeira e observa a nossa realidade arquitectónica de forma mais atenta, desde logo repara nos elementos decorativos que existem nas esquinas dos telhados das casas mais antigas, e que se podem encontrar um pouco por toda a ilha.

São casas construídas com telhados de quatro águas e telha de meia cana, com as cantarias a enfeitar as portas e as janelas, as paredes de pedra, os pequenos canteiros com flores a contornar a moradia e os encantadores balcões onde as pessoas podem sentar-se a sonhar ou a descansar.

Para complementar todos estes elementos arquitectónicos, foram introduzidos quatro remates nos quatro cantos do telhado, realizados em argila, tendo a particularidade de serem originais e de fabrico tradicional. Este trabalho foi realizado pela escultora Patrícia Sumares, responsável pela actividade da Galeria dos Prazeres, inspirando-se num dos mais conhecidos remates usados na nossa arquitectura tradicional, a “cara de menino” e no nosso tradicional “barrete de orelhas” (que é bem quentinho, protegendo desta forma no Inverno frio dos Prazeres).

Assim e já a partir do dia 17 de Abril de 2009, todos os que visitam os Prazeres e a Quinta Pedagógica, poderão desfrutar destas recordações vivenciadas na sua infância, através do novo espaço da “Galeria dos Prazeres”, para além de poderem apreciar a ARTE num local muito calmo e integrado na natureza!

Participe connosco na exposição inaugural deste novo espaço da galeria, que terá lugar no dia 17 de Abril, pelas 19 horas, do artista madeirense mais mediático no panorama internacional da artes plásticas, o Rigo 23, onde serão apresentados diferentes projectos, destacando-se uma tapeçaria realizada pela prestigiada empresa de Portalegre à calçada portuguesa que irá ligar a Quinta Pedagógica dos Prazeres ao actual espaço de exposições, situado no outro lado da estrada, através de uma passadeira, projecto este, assinado pelo artista Rigo23.

Sem comentários: