domingo, janeiro 17, 2010

Um buraco na cultura!?


Um buraco na cultura... perdão! “um buraco na boca” é assim que se chama um dos romances editados de António Aragão e que estará à venda conjuntamente com outros livros do autor, durante a sua exposição que terá lugar na Galeria dos Prazeres (5 de Fevereiro a 14 de Março de 2010).


«uma vez o tipo olhou-me no desgosto da cara. depois perguntou como um traço a lápis: tem o seu bilhete de identidade em dia? como? pois claro que tinha. haviam-me avisado. e puz em cima da nitidez inquebrável de pergunta o que eu era envolto em plástico: uma fotografia a três quartos e desfavorecida. a meu ver eu era um pouco diferente. possivelmente mais parecido comigo. A cara menos redonda. O olhar mais possuído. mais ligado ao que pensava. tinha 42 de pescoço. era feio. atarracado. estás bera na fotografia. o pimenta rira-se com um significado ajustado à minha cara. Aquele riso. e choquei-me da enormidade descabida que representava a falta de semelhança da fotografia em comparação ao que queria de mim. com tão pouco de altura. bem medido e rotulado. ela vinha a cor dos olhos: castanhos. O lugar onde nascera. o nome dos pais. e lembrava - me dessa história do meu pai perdido por detrás da sua geração e o que corria acerca das mulheres que tivera e umas conversas de desvios de dinheiro. depois o sexo e a nacionalidade escritos um pouco abaixo. sobretudo essa espécie de vácuo que ficava disso tudo junto e posto de seguida. e o tipo não parava de exigir a sua força: é preciso uma certidão de nascimento. um atestado médico. as habilitações literárias. um certificado do regedor e o registo criminal. ainda a declaração do costume como não pertence a sociedades secretas. e todos os documentos entregues dentro do prazo estipulado.»


Agora, é o Cartão de Cidadão!


Extracto do livro de António Aragão, um buraco na boca (Livros cf - 1ª Edição - 1971).



1 comentário:

drmarcosaragaocorreia-427m@adv.oa.pt disse...

Parabéns pela mais que merecida iniciativa!