quarta-feira, julho 01, 2009

Mário Cesariny

S/Título

Técnica: Serigrafia

Série: HC 12/20

Dimensões: 38,5cmx40cm

1999


Mário Cesariny de Vasconcelos: Lisboa, 9 de Agosto de 1923 – Lisboa, 26 de Novembro de 2006) foi um pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português.

Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante a sua estadia em Paris em 1947, frequenta a Académie de la Grande Chaumière. É em Paris que conhece André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Vespeira, Moniz Pereira, e Alexandre O ’Neill. Este grupo surgiu como forma de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo. Mais tarde, funda o anti-grupo (dissidente) “ Os Surrealistas” do qual fazem parte entre outros os seguintes autores António Maria Lisboa, Risques Pereira, Artur do Cruzeiro Seixas, Pedro, Fernando José Francisco e Mário Henrique Leiria.

Mário Cesariny adopta uma atitude estética de constante experimentação nas suas obras e pratica uma técnica de escrita e de (des) pintura amplamente divulgada entre os surrealistas. Introduz também a técnica designada “ cadáver esquisito”, que consiste na construção de uma obra por três ou quatro pessoas, num trabalho em cadeia criativa em que cada um dá continuidade, em tempo real, à criatividade do anterior, conhecendo apenas parte do que este fez.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia

Sem comentários: