No dia 19 de Março, a Galeria dos Prazeres irá apresentar uma nova exposição da autoria do artista John Fadeff oriundo de São Francisco: “New Work/Old Work”.
A 20 de Março, orientada pelo referido artista, decorrerá uma acção de formação sobre o tema: Introdução à Animação Digital.
Todos os interessados (professores, artistas plásticos e outros) deverão inscrever-se através do envio de um e-mail para a galeriadosprazeres@gmail.com.
O limite máximo de inscrições é de vinte participantes, sendo a formação gratuita. No final a Galeria dos Prazeres, irá entregar a cada formando um certificado de participação.
Justificação da acção
Nesta aula será dada uma introdução aos fundamentos da animação digital, proporcionando uma visão geral das suas diferentes formas, e serão dados também exemplos, demonstrações práticas de produção de animação digital.
A Comunicação Digital é cada vez mais uma importante forma de interagir socialmente, artisticamente, politica e economicamente. Esta permite também uma grande mobilidade de ideias que podem ser transmitidas para uma grande número de pessoas.
Com o desenvolvimento da comunicação digital, esta tornou-se uma poderosa forma de comunicação, na ciência e nos negócios, nas artes e no entretenimento. Com muitos programas disponíveis como o Windows Movie Maker ou o iMovie, que são incluídos no sistema operacional, qualquer pessoa com as ferramentas necessárias e a criatividade poderá fazer a sua animação e ser visto por milhares de pessoas.
Através desta oficina os professores serão capacitados para ensinar os princípios da animação, as técnicas básicas de animação digital e aprender possíveis planos de aula para complementar o currículo actual.
Objectivos
Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar e criar informação digital através do Windows Movie Maker;
- Aplicar técnicas e ferramentas adequadas na criação de um vídeo e na montagem de outro, através da aplicação Windows Movie Maker.
Conteúdos
Visita de estudo à Galeria dos Prazeres seguida de uma palestra acerca dos princípios da animação, incluindo a discussão de óptica, principais termos técnicos, e de como imitar o movimento através de uma série de imagens fixas. Depois, vamos trabalhar juntos através da aplicação destes princípios e criarmos imagens para utilizar numa curta sequência de animação.
- A partir de equipamentos digitais e analógicos, incluindo câmaras digitais, telemóveis e gravadores de vídeo capturar imagens;
- Criação de diaporamas complexos em apenas alguns passos com oMicrosoft Photo Story;
- Criação de um vídeo no Windows Movie Maker;
Metodologia
O objectivo da formação será demonstrar a rapidez e a acessibilidade em fazer uma animação digital, utilizando as tecnologias disponíveis. A turma poderá trabalhar em conjunto para a criação de uma sequência curta de animação usando uma câmara digital. E a importação dessas imagens, para criar uma animação usando software livre utilitário.
A persistência da visão é o fenómeno através do qual uma imagem, ou pós - imagem, persiste na nossa retina durante cerca de um vinte e cinco avos de segundo (1/25). Crê-se que é este fenómeno que explica a nossa capacidade de ver movimento representado através de uma série de imagens fixas. Na exposição da autoria do formador na Galeria dos Prazeres, existirão muitos objectos e imagens que se irão relacionar directamente com este fenómeno, bem como algumas animações. Por isso será o palco ideal para a demonstração e discussão acerca desta temática.
Bibliografia
Internet:
http://www.wikihow.com/Create-a-Stop-Motion-Animation
http://www.youtube.com/watch?v=-gQc4-hW1LI
Sem comentários:
Enviar um comentário