quinta-feira, junho 17, 2010

Rui Carvalho

Nasceu em 1964 – Funchal

Estudou e frequentou a Escola Superior de Belas-Artes

Residiu em Zurique e Berlim até 1998.

Vive e trabalha em Lisboa.

Os desenhos de Rui Carvalho, apresentam constantemente uma intensa luta do seu ser, que interiormente refugia - se num passado mais distante. Com destaque para a utilização de fortes contrastes de cor, onde por um lado tentam manter as suas recordações, e por outro confrontam com a realidade, esta última bem demarcada pela técnica que o artista à muito elegeu para desenhar e colorir os seus trabalhos. A utilização da tinta permanente é por si própria um testemunho da luta psicológica que constantemente trava, demarcada não só pelas cores, mas e também pela própria marca deixada por esta técnica no seu suporte de eleição, o papel.

Rui Carvalho, expõe individualmente desde 1988, de onde se destacam: Porta 33, Funchal; Galeria 111, Lisboa; ZDB, Lisboa e Casa das Mudas, Calheta.

Participa em diversas exposições colectivas, tais como: Do Atlântico para a costa Oeste (1988), Artist’s Television Acess, São Francisco; Salão Nobre do Teatro Municipal do Funchal, 1988; Prémio Sopic – Jovens Pintores (1990), Lisboa; e Kunsthaus Tacheles, Berlim, 1991. Colaborou em projectos com Rigo, António Dantas e João Fonte Santa.

Sem comentários: