domingo, junho 20, 2010

Rui Sanches


Nasceu em 1954 – Lisboa

Estudou BA (Honours), Goldsmiths`College, Londres – 1999

MFA (Marter of Fine Arts) em Escultura, no Yale University, E.U.A - 1982

Vive e trabalha em Lisboa.

Em finais da década de 70 e princípios de 80, Rui Sanches além dos estudos efectuados na Ar.Co, frequentou as universidades de Londres e dos Estados Unidos, experiências estas que levaram o artista a ter uma percepção bem mais aberta em relação à realidade artística internacional, descobrindo uma arte contemporânea bem diferente daquela que tinha acesso em Portugal. Passa a desenvolver diferentes experiências através de técnicas e materiais, que habitualmente não utilizava.

Realiza a sua primeira exposição individual, em Maio de 1984, na Galeria de Arte Moderna da SNBA – "janelas, mapas, espelhos", desenhos, e dois anos mais tarde, no verão de 1986 recebe um prémio de aquisição na Bienal de Vila Nova de Cerveira.

Seleccionado por José Sommer Ribeiro, integra a representação portuguesa à 1 9.a Bienal de São Paulo, que tem lugar em Outubro de 1987 e que contou também, com a participação de outros artistas tais como: Teresa Magalhães, Joaquim Bravo, Pedro Calapez e José Pedro Croft.

Tem vindo desde então a realizar importantes exposições, apresentando em diferentes momentos trabalhos na Fundação C. Gulbenkian, onde inclusivamente está representado. Passou por espaços de internacionalização em diferentes cidades tais como: Roma, Paris, São Paulo, Ghent ou Tóquio.


Sem comentários: