sábado, abril 02, 2011

ART ACTIONS AGAIN até 10 de Abril de 2011

“ART ACTIONS AGAIN”

As pinturas que agora se apresentam na Galeria dos Prazeres retomam uma série iniciada em meados da década passada, na qual as pinturas são realizadas a partir de fotografias de intervenções e performances poéticas, recriadas através de uma transfiguração formal e cromática.

Segundo o crítico Augusto Corvacho “ Efectivamente, é parte da estratégia de produção da sua obra, utilizar com certa frequência imagens de arquivo das acções poéticas levadas a cabo um pouco por todo o mundo.

Deste modo, Fernando Aguiar experimenta outros canais de comunicação e volta a activar o sinal reenviando-o uma e outra vez. O interessante dessa re-apropriação de imagens não está na auto-representação, uma vez que é bem evidente a intenção de apagar qualquer traço retratista e de reconhecimento quando se utiliza propositadamente uma técnica gráfica que coloca num mesmo plano de interesse todos os elementos que participam na dita representação. Deste modo, quer uma letra quer uma cor quer a própria imagem do artista enquadram-se no mesmo nível de importância”.

Com efeito não existe por parte do artista uma intenção de se retratar ou de se auto-representar, mas apenas a de utilizar imagens de actos criativos efémeros resultantes de intervenções estéticas na realização de novas pinturas, registando na tela situações artísticas que ficaram apenas na memória de quem as presenciou.

Fernando Aguiar

Sem comentários: