sábado, abril 09, 2011



Nome do artista: Richard Fernandez

Nome comum: Manjerona

Nome Científico: Origanum majorona


Licenciatura em artes plásticas/pintura, pela Universidade da Madeira, e professor do ensino básico ao nível do 3º ciclo.

Participei em diversos painéis colectivos, como o do painel referente ao Dia Mundial dos Museus (Museu de Electricidade) em 1998.

Entre 1997/1998 participei no restauro do tecto da capela-mor da Sé Catedral do Funchal, e em 1998/1999 no restauro dos azulejos da Casa Museu Frederico de Freitas.

Fui distinguido com os seguintes prémios:

2º Prémio, categoria de cartaz, no concurso “Galileu – O Emergir da Ciência Moderna”.

1º Prémio, categoria de cartaz, no concurso “Semana do Ambiente”, promovido pela Câmara Municipal do Funchal.

1º Prémio, categoria de cartaz, no concurso “Funchal em Festa”, iniciativa das juntas de Freguesias do Funchal.

Em 2000, fui convidado pela Diocese do Funchal para pintar os retratos a óleo, dos cinco últimos Bispos do Funchal, incluindo o actual, assim como o Papa João Paulo II. Em 2001 realizei idêntico trabalho, por solicitação da Universidade da Madeira, para a pintura dos reitores dessa instituição.

Em 2005 pintei os retratos dos Juízes Conselheiros da Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas, assim como inúmeras pinturas de retratos de particulares ao longo de vários anos.

Exponho colectivamente desde 1993, sendo as últimas em 2003 na sede do Banco de Portugal, em Lisboa, intitulada “Amostra a 4”, outra em 2004 projecto “Lonarte” iniciativa de arte pública pela Casa de Cultura da Calheta (Casa das Mudas).

Em 2006 exposição “Sem Qualidade” no café Fora d´oras e posteriormente no Aeroporto Internacional do Funchal.

Em 2006 exposição de pintura no museu Universo de Memórias, intitulada de “Stock Limitado”.

Em 2007 na Casa da Luz, participação na exposição “Cor Suspensa”, e neste ano “7=6” no Aeroporto Internacional do Funchal.

Sem comentários: