terça-feira, abril 17, 2012

Bengt Lindström



Nasceu a 3 de Setembro de 1925 e faleceu a 29 de Janeiro de 2008.
Reconhecido artista sueco, caracterizou o seu estilo pela utilização de cores fortes e exclusivamente puras, onde incluía uma figuração caracterizada pelos seus rostos contorcidos.
Em 1944, mudou-se para Estocolmo onde estudou com o pintor Sueco Isaac Gumwald. 
Posteriormente em 1948, parte para Paris, estudando com os pintores franceses André Lhote e Fernand Lèger, permanecendo em França - Davigny Sur Orge até o resto da sua carreira artística.
Lindström é provavelmente mais conhecido pelas suas intervenções artísticas ao ar livre,  nomeadamente através das suas pinturas murais e das esculturas que criou ao longo da sua carreira artística. Uma das suas intervenções mais famosas é a "maciça Y" - escultura em Midlanda situada no aeroporto do  Norte de Sundsvall, na Suécia.
A sua arte está muito próxima de movimentos como o do COBRA e do expressionismo, sendo a sua criação solitária e “selvagem” no bom sentido da palavra.
Realizou muitas exposições na Europa e nos Estados Unidos da América, sendo o seu trabalho objecto de  destaque em vários eventos internacionais, tais como: Bienal de Veneza, FIAC, o Salon de Mai, Carnegie Internacional.
Tem as suas obras  incluídas em muitas das colecções permanentes de mais de trinta e oito museus, com destaque para: Centro Pompidou de Paris; Aachen Museum, Alemanha; Tate, Londres; Musée d`Art Moderne, Paris; Carnegie Museum of the Art, Pittsburgh, Pennsylvania; Musée Edmonton, Canadá, entre outros.
Na Suécia, está a ser erguido um museu que irá acolher o  vasto e grandioso trabalho artístico de Lindström.

Grupo Cobra
Foi um movimento artístico de vanguarda europeia, criado na Europa a 8 de Novembro de 1948, influenciado pela arte popular nórdica, expressionismo e surrealismo entre 1948 e 1951.
O seu nome foi inventado pelo poeta e pintor belga Christian Dutremont (o teórico e mecenas do grupo) e resulta na agregação das letras iniciais das cidades que constituíram os núcleos de formação do movimento: Compenhaga - Co; Bruxelas - br; Amsterdão - a.
Aquando da sua formação em 1948, o movimento Cobra absorve o Grupo Experimental Reflex, criado em Amesterdão nesse mesmo ano por Karel Appel (1924) - amigo do artista Lindstrong, Corneille(1922) e Constant.
Manifesto designado “ Lacause était entendue”.
Constituída por poetas e pintores, este movimento internacional impregna pelo desenvolvimento de uma arte intensa, com liberdade criativa, onde impera a experimentação mais simples das tradições populares e da etnologia.
Revista Cobra Reveu (1948-1951)
Existe um museu sobre o movimento Cobra na Holanda, com as obras de Karel Appel e de outros artistas de vanguarda. O grupo Cobra tem em Karel Appel uma grande expressão, onde a sua pintura é gestual, livre e vidente nas cores, como na gravura.

Sem comentários: